Bem-vindo

"Novo ardor, novos métodos, novas expressões", são palavras da autoria do saudoso Papa João Paulo II.

É dentro deste desafio e desta ousadia que a Paróquia de Castelões de Cepeda, mais vulgarmente conhecida por Paredes, lança este Portal. Já não bastam os papéis, as palavras, temos que explorar outros meios que estão ao nosso alcance, para que Jesus Cristo seja mais conhecido e mais anunciado.

"Igreja(com)vida", foi o lema com que celebramos os 100 anos da Igreja (1908/2008). É um lema que queremos manter vivo. A "vida" da Igreja depende de todos nós, os baptizados. Em cada um corre a vida de Deus. Por isso todos estamos "convidados", a dar vida e a experimentar essa mesma vida, que nos vem de todos. Daí o espaço de participação "Igreja comVida". Envie comentários, fotografias, videos, participe...

Seja bem-vindo(a)! Que este Portal, seja um prolongamento da comunidade cristã da qual todos fazemos parte desde o dia em que nos tornamos Filhos de Deus.

O Pároco: P.e Vitorino Soares

Agenda Pastoral

Dezembro: Movidos pela Estrela que brilha no Amor

Em Dezembro, iniciámos um novo ano litúrgico, desta vez sob inspiração do Evangelista Marcos. Como sempre o primeiro passo desta longa maratona, traduz-se em tempo de Advento.

Com inspiração no testamento pastoral de D. António Francisco, a partir da homilia feita na peregrinação a Fátima, surgiu a caminhada de Advento/Natal. Desenhado nas belas imagens da casa de família e do rosto da Igreja que brilha, esta proposta pretende fazer brilhar a Estrela do Amor na Igreja (a grande família), na familia (Igreja doméstica), e nas comunidades cristãs, chamadas a crescer como família de famílias.

O senhor Bispo, citou o último parágrafo da homilia do papa Francisco, em Fátima, no dia 13 de Maio: "Saibamos descobrir novamente o rosto  jovem e belo da Igreja, que brilha quando é missionária, acolhedora, livre, fiel, pobre de meios e rica no amor.

Assim, seguindo a caminhada, gravaremos as pegadas do caminho, tendo em conta a Palavra de Deus, semana a semana:

* Fiel - 1ª semana de Advento/Imaculada Conceição

* Acolhedora - 2ª semana de Advento

* Livre - 3ª semana de Advento

* Pobre de meios - 4º Domingo de Advento/Solenidade de Natal

* Rica no amor - Festa da Sagrada Família/Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus

* Missionária - Epifania/Baptismo do Senhor

Que a Igreja, que cada família, que a nossa comunidade, possa brilhar como a Estrela de Belém, sendo "fiel, acolhedora, livre, pobre de meios, rica no amor e missionária"...nesta caminhada de Advento/Natal.