Dezembro 8, 2017

Mensagem do Mês

“Que o Senhor nos abençoe e nos proteja” neste início de novo ano.  Aquilo que muitas vezes era acionado como fórmula mágica pelos feiticeiros em favor das pessoas, ou invocado através dos sacerdotes em favor do povo, neste ano de 2019, pedimos a bênção de Deus  e a sua proteção. Não se trata de uma bênção parcial, nem temporal; mas uma bênção universal, para toda a humanidade, e salvadora, para nos libertar de todo o mal…

Não estaremos livres dos perigos, das dificuldades, mas teremos connosco uma companhia, aquele dom oferecido no Menino nascido em Belém. Essa é a grande bênção de Deus em favor de todos. É essa presença que precisamos, para podermos descobrir que cada acontecimento, alegre ou triste, faz parte dos planos de Deus.

O Papa Francisco na mensagem para o Dia Mundial da Paz, dirige-se particularmente aos políticos, afirmando que “a boa política está ao serviço da paz”. Sendo a paz um desafio que requer ser abraçado dia após dia, por todos nós, exige uma conversão do coração e da alma, quer interiormente, quer comunitariamente. No que diz respeito à paz connosco, recorda um conselho de São Francisco de Sales, que apelava a “cultivar um pouco de doçura para consigo mesmo, a fim de oferecer um pouco de doçura aos outros”…

Que neste novo ano possamos rejeitar a intransigência, a ira e a impaciência connosco próprios, para que sendo menos “vinagrentos” connosco, também possamos ser menos “vinagrentos” com os outros, mas sempre com a bênção e a proteção de Deus.