Dezembro 8, 2017

Mensagem do Mês

Em Dezembro, iniciámos um novo ano litúrgico, desta vez sob inspiração do Evangelista Marcos. Como sempre o primeiro passo desta longa maratona, traduz-se em tempo de Advento.

Com inspiração no testamento pastoral de D. António Francisco, a partir da homilia feita na peregrinação a Fátima, surgiu a caminhada de Advento/Natal. Desenhado nas belas imagens da casa de família e do rosto da Igreja que brilha, esta proposta pretende fazer brilhar a Estrela do Amor na Igreja (a grande família), na familia (Igreja doméstica), e nas comunidades cristãs, chamadas a crescer como família de famílias.

O senhor Bispo, citou o último parágrafo da homilia do papa Francisco, em Fátima, no dia 13 de Maio: “Saibamos descobrir novamente o rosto  jovem e belo da Igreja, que brilha quando é missionária, acolhedora, livre, fiel, pobre de meios e rica no amor.

Assim, seguindo a caminhada, gravaremos as pegadas do caminho, tendo em conta a Palavra de Deus, semana a semana:

* Fiel – 1ª semana de Advento/Imaculada Conceição

* Acolhedora – 2ª semana de Advento

* Livre – 3ª semana de Advento

* Pobre de meios – 4º Domingo de Advento/Solenidade de Natal

* Rica no amor – Festa da Sagrada Família/Solenidade de Santa Maria Mãe de Deus

* Missionária – Epifania/Baptismo do Senhor

Que a Igreja, que cada família, que a nossa comunidade, possa brilhar como a Estrela de Belém, sendo “fiel, acolhedora, livre, pobre de meios, rica no amor e missionária”…nesta caminhada de Advento/Natal.