Dezembro 8, 2017

Mensagem do Mês

O mês de Outubro dá início a um ano que se pretende missionário, não apenas um mês, mas que todos os meses sejam missionários. Mas de facto, este é o mês das Missões. O papa Francisco na mensagem enviada, recorda o Sínodo dos jovens, que decorre em Roma, e coloca os jovens no centro do texto, com o título: “Juntamente com os jovens, levemos o Evangelho a todos”. Esta é a missão que Jesus nos confiou a todos. E porquê? “Todo o homem e mulher é uma missão, e esta é a razão pela qual se encontra a viver na terra. Ser atraídos e ser enviados são os dois movimentos que o nosso coração, sobretudo quando é jovem em idade, sente como forças interiores do amor que prometem futuro e impelem a nossa existência para a frente”. E mais adiante o Papa recorda-nos que “o facto de nos encontrarmos neste mundo sem ser por nossa decisão faz-nos intuir que há uma iniciativa que nos antecede e faz existir”.

Todos nós estamos convidados a reflectir sobre esta realidade, de que somos uma missão nesta terra e é para isso que estamos neste mundo. O baptismo compromete-nos nesta missão primeira de levar o Evangelho a todos. A transmissão da fé depende de cada um de nós, onde não podemos esquecer a alegria e o entusiasmo, para combater o mundo da indiferença ou até do ódio contra a plenitude divina da vida. Foi Jesus Cristo que nos colocou nesta aventura, e que quer que todos descubram que é Ele que a todos chama e que está em cada um a quem foi oferecida a vida…

É esta oportunidade que o mês de Outubro nos proporciona, que nos tornemos discípulos missionários, cada vez mais apaixonados por Jesus e pela sua missão, onde o dar a vida, no seu anúncio, permite a verdadeira comunhão de vida com muitos outros.