Dezembro 8, 2017

Mensagem do Mês

 

Em Julho celebramos as festas em honra do Divino Salvador, padroeiro da Cidade e do Concelho de Paredes.

É um momento de comunhão de cada um de nós com o Santo dos Santos que é Jesus Cristo. Assim aparece representado, com o mundo na mão direita e a cruz na mão esquerda. O mundo somos todos nós, a humanidade inteira, que Jesus ama, independentemente da sua condição e das suas disposições. Um Jesus que quer entrar no coração de todos para os transformar e para sentirem o bem e a novidade que vem de Deus. A cruz é o instrumento da salvação, que não é em primeiro lugar a da dor e da morte, mas do amor e do dom de si que dá vida.

Mas é também tempo de comunhão entre as 24 paróquias da Vigararia de Paredes. As comunidades cristãs encontram-se entre si, a partir dos seus respetivos padroeiros que se reúnem à volta do Divino Salvador e em que a procissão é expressão de uma igreja unida e viva, animada pelo mesmo Espírito. Sinal significativo, bem mais eloquente do que muitas palavras. Mais que as imagens, mais que os andores, são o que eles significam de vida e de sentido eclesial, que transparece em tantas iniciativas ao longo do ano.

Que o Divino Salvador a todos nos inspire a seguir Jesus Cristo, saindo de nós mesmos, para ir ao encontro dos outros. Deste modo estaremos a entrar mais na lógica de Deus, que é a lógica da cruz…