Movimento Apostólico de Shoenstatt

O Movimento Apostólico de Shoenstatt nasceu na Alemanha, num lugar do qual recebeu o nome: Schoen (bonito) Statt (lugar). Na origem, em 18.10.1914, está a Aliança de Amor que o Padre José Kentenick e um grupo de jovens selaram com Nossa Senhora. A partir desse momento, a presença de Maria naquele lugar, transformou-o um verdadeiro santuário, tal como dão testemunhos os exemplos de vida e santidade que de lá nasceram.

A partir do santuário da Mãe Três Vezes Admirável de Shoenstatt, tal como foi chamada, desenvolveu-se um Movimento mundial de apostolado, de espiritualidade e de educação, surgindo assim uma vasta obra constituída por leigos, jovens, adultos e famílias, sacerdotes e várias Comunidades de Vida Consagrada.

Aos 4 santuários de Schoenstatt em Portugal, fazem parte de uma rede de 200 santuários espalhados por todo o mundo e são sinais visíveis do carisma da Aliança de Amor que caracteriza o movimento. Em aliança, a missão de Schoenstatt é a missão de Maria, de dar à luz Cristo para o nosso tempo e conduzir todos ao Pai.

O santuário de Schoenstatt está presente na Diocese do Porto, situado na rua do Meiral, 465, Canidelo, Vila Nova de Gaia é um lugar especial de encontro com Deus.

Uma outra expressão forte do Movimento de Schoenstatt é a Campanha da Mãe Peregrina. Na nossa paróquia existem 16 grupos de 30 famílias que acolhem Maria, a Mãe Três Vezes Admirável nos seus lares. Como forma de cultivar a união com o santuário, e com as famílias, os grupos são convidados a participar nos dias 18 de cada mês às 21 horas na Igreja Paroquial, da oração de renovação da Aliança de Amor e do terço. Também a cada dia 18 é celebrada a Missa nas intenções das famílias.

Pe. José Kentenick (fundador do movimento)

Nossa Senhora (imagem que visita as famílias)